O setor de mineração encontrou nos agregados finos destinados à rochagem uma boa alternativa de mercado. O agronegócio brasileiro se mostra um dos melhores clientes das pedreiras, inclusive pelo uso de tecnologias como o “pó de rocha”.
Convidamos o Marcos Fernandes, da área de Engenharia de Vendas da Máquinas Furlan, para tirar as principais dúvidas sobre a classificação desse tipo de produto.
. Como anda o mercado?
Sendo o agregado miúdo, o pó de rocha, um produto inerente ao processo de britagem, em um passado relativamente recente, esse tipo de produto gerava grandes estoques nas pedreiras. Havia baixa procura no mercado. Notamos nas duas últimas décadas um aumento no consumo de pó de pedra. Além da construção civil, é também muito utilizado para o asfalto.
. Eles são chamados de “miúdos”?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas define na Norma NBR 7211:2005 esse tipo produto como “agregado miúdo”, cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 150 µm. São referências básicas para a granulometria de agregados para o Cimento Portland.
. Surge uma oportunidade de negócio. E o que podemos usar como parâmetros nesse cenário?
Na britagem, cada tipo material pode favorecer a geração de agregados finos. É importante considerar a aplicação do produto, dentre vários parâmetros.
A aplicação de pó de rocha como remineralizador abriu uma oportunidade para os finos nas pedreiras. O remineralizador é um rejuvenescedor do solo, com granulometria abaixo de 2mm, para que a cultura sintetize os elementos minerais contidos no produto.
.Qual equipamento pode ser usado nesse processo de classificação via seca?
Em linhas gerais, as peneiras vibratórias inclinadas classificam produtos cujos grãos passam pela malha 3,5mm. Para classificação na malha até 0,3mm,a Peneira de Alta Frequência mostra-se bastante eficiente – falamos sobre ela nesse post, clique aqui.
Para granulometrias menores, o mais adequado é o Separador Aerodinâmico, que também é usado na correção de faixa granulométrica, separando o filler.
. A Furlan dispõe desses equipamentos?
Sim, a Máquinas Furlan dispõe de uma linha completa de equipamentos de classificação. Os clientes interessados podem nos consultar através do nosso site.
Você pode gostar
-
Planta completa “Turn Key”: segurança e tranquilidade para o cliente
-
Sem dor de cabeça na hora de montar a planta de britagem: a Furlan cuida de tudo
-
Custo menor e outros 4 benefícios da reforma de equipamentos
-
Conheça a produção de calcário, que está crescendo no Brasil
-
8 rochas mais usadas para remineralização de solo