Quem é da mineração sabe da importância da câmara de britagem no processo produtivo. O papel desse componente do britador se mostra importante para a obtenção da produtividade almejada.
Daí sua manutenção ser decisiva, segundo Fábio Peruchi, da área de Assistência Técnica da Máquinas Furlan.
De olho na produção
Variações no volume de produção ou mesmo no produto final sinalizam possíveis falhas na câmara, o que pode comprometer o equipamento como um todo.
Prevenção e prazo
Dois fatores pesam nesse processo todo. Deve-se estar atento à necessidade da manutenção, de forma preventiva. O monitoramento do prazo em que ocorre essa manutenção deve levar em conta o histórico de uso do equipamento.
O produto “avisa”
A alimentação da máquina requer vigilância. Variações na quantidade e no tipo do material a ser britado ampliam o desgaste.
Evitando colapso
“É bom o cliente ter uma prática de manutenção preventiva, com prazos estipulados. Isso evita o colapso do equipamento, o que acarreta a interrupção da produção”, alerta Peruchi.
Equipe treinada
Uma equipe interna no cliente deve estar preparada para essa manutenção. “A qualificação dos profissionais da área se mostra importante”, relata Peruchi. “São colaboradores que conhecem o equipamento a fundo e que se anteciparão a eventuais problemas”.
A Máquinas Furlan oferece treinamento aos profissionais do setor de manutenção dos clientes.
Revestimento
Ao mesmo tempo, dispõe de revestimentos que se destacam pela resistência, fruto de um histórico de quase 60 anos na confecção de ligas – leia aqui.
Reforma é opção
Fábio Peruchi reforça ainda que mineradoras devem atentar para períodos em que o equipamento se aproxima do final da vida útil. Há a possibilidade de ser feita uma reforma, serviço também ofertado pela Furlan.
Quer saber mais? Entre em contato com a Furlan – clique aqui